A VEDANTA NOSSA DE CADA DIA
Mensagem sobre Karma Yoga
A
palavra sânscrita karma significa
ação, física e mental. A palavra
sânscrita yoga significa unir. Karma Yoga significa a
ação que nos une a Deus. O Bhagavad Gita define Karma Yoga como destreza na
ação, ou realizar a ação de uma forma perfeita.
Como podemos atingir a perfeição em
nossas ações diárias? Essa perfeição somente é alcançada com o nosso
aperfeiçoamento espiritual e Karma Yoga pode nos ajudar neste propósito.
Em nosso dia-a-dia realizamos ações
que de acordo com a nosso ambiente cultural são consideradas certas ou erradas,
boas ou más. Swami Vivekananda, mestre de Karma Yoga e de todas as Yogas,
ensina que toda ação inegoista é boa
e toda ação egoísta é má. Então, se
quisermos atingir a perfeição em nossas ações diárias teremos que praticar o inegoísmo. Alguém pode perguntar: Porque devo ser
inegoista?
Os antigos sábios da Índia afirmaram,
em seus ensinamentos de Vedanta, que existe uma Única Realidade, ou Deus, e que
esta Realidade está presente no âmago de tudo o que existe, e conseqüentemente
está presente no íntimo de todos os seres humanos, que são partes do corpo de
Deus. Em cada ação egoísta que praticamos, nos afastamos de Deus e a cada ação
inegoista que praticamos nos aproximamos de Deus, ou da Realidade Suprema.
Assim sendo, se causarmos dano a qualquer forma de vida, estaremos nos
prejudicando a nos mesmos e esta é a razão pela qual devemos praticar o
inegoísmo.
Se analisarmos nossas ações diárias
veremos que quase todas elas são realizadas para o nosso próprio bem estar,
para o bem da nossa família, dos nossos amigos ou daqueles que nos são próximos.
Poucas são as ações que realizamos para o bem comum. Estamos então todos
equivocados em nossa forma de agir? Acredito que não. Porque a prática do
inegoísmo é gradual. Começa nas relações familiares e vai se ampliando
gradualmente até objetivar o bem de
todos os seres humanos.
O que se observa é que à medida que a
pessoa se espiritualiza, nessa mesma medida ela amplia o círculo de suas ações
inegoistas. Isso ocorre de uma forma gradual porque todos nós somos
impulsionados pelos nossos hábitos e
todos sabemos o quanto é difícil mudar hábitos. Essa mudança ocorre quando a
pessoa se fortalece e desenvolve determinação em suas ações. A prática
espiritual é fundamental para que ocorra essa transformação. Swami Vivekananda
definiu Vedanta em uma palavra: “força”. A Vedanta ensina que todos nós somos
potencialmente fortes, perfeitos e divinos. Essa filosofia pode nos ajudar a desenvolver e
manifestar essa força em nossa vida diária.
Nesse processo de mudança de hábitos a
companhia de pessoas que tem os mesmos objetivos espirituais pode nos ser de
grande ajuda e pode nos estimular através do seu exemplo de vida.
De
acordo com Swami Vivekananda, dar alimento ou roupa ao pobre é de grande ajuda,
mas irá durar somente por um certo tempo. Educar a pessoa também é importante porque
capacita a mesma a suprir as suas próprias necessidades. Muitas pessoas padecem
de males físicos e mentais que as tornam incapazes de agir e a cura dos seus
males é ainda mais importante do que as ações anteriores. Mas a ação mais
importante de todas é dar orientação espiritual, porque os ensinamentos
espirituais poderão transformar as pessoas de mendigos em senhores do seu
próprio destino, dando-lhes a força necessária para que possam se libertar de
todas as amarras que as prendem a este mundo.
Swami Vivekananda disse que: “A mensagem da Vedanta é tão importante
que deveria ser anunciada em cada
esquina”. A contribuição de cada um de nós neste trabalho trará inúmeros
benefícios aos seres humanos.
Alguns ensinamentos da Vedanta para
nossa consideração:
“A finalidade da filosofia Vedanta é
liberar o homem de tudo o que lhe prende, tornando-o consciente do seu ser
real, chamado Paramatman, o Ser Supremo. A Vedanta ensina, em resumo, que só Brahman é
real e que todo o resto é irreal (relativo e impermanente), e que a alma humana
não está separada de Brahman, é o próprio Brahman. É o Uno sem segundo. Sua
natureza é Existência, Conhecimento e Dita
(Felicidade Perene). Assim sendo, a alma humana é imortal, sempre
consciente, livre e plena de gozo...
Aquele que conhece a Brahman como seu
próprio Ser, perde totalmente o medo, pois todos os temores vem da percepção de
algo que é diferente de si mesmo. Quando um homem sabe que é uno, e que esse
Uno é seu próprio ser, a quem poderá temer?
De modo que a filosofia Vedanta ensina
intrepidez. Ensina a discernir entre o Real e o irreal. Ensina como podemos
abandonar o irreal. Ensina autocontrole interno e externo. Ensina paciência,
concentração da mente, respeito e fé na Verdade. Pede ao homem para que ouça a
respeito do Atman (o Ser), que pense Nele, medite Nele, e finalmente realize-O.
Assim que realizar o Atman, todos os nós do seu coração serão desfeitos, todas
as suas dúvidas se desvanecem e todos os deveres da sua vida se cumprem. Realmente
é bem-aventurado aquele que consegue isto!
Swami Turiananda
“Vedanta não são escrituras sagradas
nem um código de leis. Não é uma religião nem um sistema de filosofia, por ser
a filosofia de todas as filosofias, a ciência de todas as ciências...” Swami Trigunatitananda
“O seguidor da religião Vedanta não é
nem hindu, nem maometano, nem cristão, nem parsi, nem pertence a qualquer outra
denominação. Ele pode fazer sua adoração numa igreja, numa mesquita, num
templo, ou em seu próprio coração, porque nosso corpo humano é o templo do Deus
vivo, é a igreja do Pai todo poderoso, e é ali que Ele deve ser adorado pelo
espírito e em espírito.
O objetivo da Neo-Vedanta não é formar uma
nova seita ou crença, nem fazer prosélitos, senão explicar mediante a lógica e
a razão as leis espirituais que governam a nossa vida; demonstrar que a
verdadeira religião da alma não é antagônica com a filosofia nem com a ciência
com as quais se harmoniza....
...O uso prático desta filosofia
consiste no conhecimento de nossa verdadeira natureza. Nos ensina o que somos,
porque viemos a este mundo, o propósito da vida, como cumprir este propósito e
de que forma podemos viver como amos e não como escravos... Por sua ajuda podemos nos liberar de tudo
aquilo que nos prende; podemos atingir a
iluminação espiritual e alcançar a perfeição nesta vida. O entendimento destes
ensinamentos nos ajuda a manifestar a divindade através de nossas ações diárias
e amar o próximo como a nosso verdadeiro Ser, que é divino e único.” Swami
Abhedananda