A VEDANTA NOSSA DE CADA DIA

Mensagem sobre Karma Yoga

 

                    

                    A palavra sânscrita karma significa ação, física e mental.  A palavra sânscrita yoga  significa unir.  Karma Yoga significa a ação que nos une a Deus. O Bhagavad Gita define Karma Yoga como destreza na ação, ou realizar a ação de uma forma perfeita.

 

          Como podemos atingir a perfeição em nossas ações diárias? Essa perfeição somente é alcançada com o nosso aperfeiçoamento espiritual e Karma Yoga pode nos ajudar neste propósito.

 

          Em nosso dia-a-dia realizamos ações que de acordo com a nosso ambiente cultural são consideradas certas ou erradas, boas ou más. Swami Vivekananda, mestre de Karma Yoga e de todas as Yogas, ensina que toda ação inegoista é boa e toda ação egoísta é má. Então, se quisermos atingir a perfeição em nossas ações diárias teremos que praticar o inegoísmo.  Alguém pode perguntar: Porque devo ser inegoista? 

 

          Os antigos sábios da Índia afirmaram, em seus ensinamentos de Vedanta, que existe uma Única Realidade, ou Deus, e que esta Realidade está presente no âmago de tudo o que existe, e conseqüentemente está presente no íntimo de todos os seres humanos, que são partes do corpo de Deus. Em cada ação egoísta que praticamos, nos afastamos de Deus e a cada ação inegoista que praticamos nos aproximamos de Deus, ou da Realidade Suprema. Assim sendo, se causarmos dano a qualquer forma de vida, estaremos nos prejudicando a nos mesmos e esta é a razão pela qual devemos praticar o inegoísmo.

 

          Se analisarmos nossas ações diárias veremos que quase todas elas são realizadas para o nosso próprio bem estar, para o bem da nossa família, dos nossos amigos ou daqueles que nos são próximos. Poucas são as ações que realizamos para o bem comum. Estamos então todos equivocados em nossa forma de agir? Acredito que não. Porque a prática do inegoísmo é gradual. Começa nas relações familiares e vai se ampliando gradualmente até objetivar o  bem de todos os seres humanos.

 

          O que se observa é que à medida que a pessoa se espiritualiza, nessa mesma medida ela amplia o círculo de suas ações inegoistas. Isso ocorre de uma forma gradual porque todos nós somos impulsionados pelos nossos hábitos e todos sabemos o quanto é difícil mudar hábitos. Essa mudança ocorre quando a pessoa se fortalece e desenvolve determinação em suas ações. A prática espiritual é fundamental para que ocorra essa transformação. Swami Vivekananda definiu Vedanta em uma palavra: “força”.  A Vedanta ensina que todos nós somos potencialmente fortes, perfeitos e divinos. Essa  filosofia pode nos ajudar a desenvolver e manifestar essa força em nossa vida diária.

 

          Nesse processo de mudança de hábitos a companhia de pessoas que tem os mesmos objetivos espirituais pode nos ser de grande ajuda e pode nos estimular através do seu exemplo de vida.

 

           

         

 

 

          De acordo com Swami Vivekananda, dar alimento ou roupa ao pobre é de grande ajuda, mas irá durar somente por um certo tempo. Educar a pessoa também é importante porque capacita a mesma a suprir as suas próprias necessidades. Muitas pessoas padecem de males físicos e mentais que as tornam incapazes de agir e a cura dos seus males é ainda mais importante do que as ações anteriores. Mas a ação mais importante de todas é dar orientação espiritual, porque os ensinamentos espirituais poderão transformar as pessoas de mendigos em senhores do seu próprio destino, dando-lhes a força necessária para que possam se libertar de todas as amarras que as prendem a este mundo.

 

         

 

           Swami Vivekananda disse que: “A mensagem da Vedanta é tão importante que deveria ser anunciada em cada esquina”. A contribuição de cada um de nós neste trabalho trará inúmeros benefícios aos seres humanos. 

         

 

 

          Alguns ensinamentos da Vedanta para nossa consideração:

 

          “A finalidade da filosofia Vedanta é liberar o homem de tudo o que lhe prende, tornando-o consciente do seu ser real, chamado Paramatman, o Ser Supremo. A  Vedanta ensina, em resumo, que só Brahman é real e que todo o resto é irreal (relativo e impermanente), e que a alma humana não está separada de Brahman, é o próprio Brahman. É o Uno sem segundo. Sua natureza é Existência, Conhecimento e Dita   (Felicidade Perene). Assim sendo, a alma humana é imortal, sempre consciente, livre e plena de gozo...

 

          Aquele que conhece a Brahman como seu próprio Ser, perde totalmente o medo, pois todos os temores vem da percepção de algo que é diferente de si mesmo. Quando um homem sabe que é uno, e que esse Uno é seu próprio ser, a quem poderá temer?

 

          De modo que a filosofia Vedanta ensina intrepidez. Ensina a discernir entre o Real e o irreal. Ensina como podemos abandonar o irreal. Ensina autocontrole interno e externo. Ensina paciência, concentração da mente, respeito e fé na Verdade. Pede ao homem para que ouça a respeito do Atman (o Ser), que pense Nele, medite Nele, e finalmente realize-O. Assim que realizar o Atman, todos os nós do seu coração serão desfeitos, todas as suas dúvidas se desvanecem e todos os deveres da sua vida se cumprem. Realmente é bem-aventurado aquele que consegue isto!  Swami Turiananda

 

          “Vedanta não são escrituras sagradas nem um código de leis. Não é uma religião nem um sistema de filosofia, por ser a filosofia de todas as filosofias, a ciência de todas as ciências...”   Swami Trigunatitananda

 

          “O seguidor da religião Vedanta não é nem hindu, nem maometano, nem cristão, nem parsi, nem pertence a qualquer outra denominação. Ele pode fazer sua adoração numa igreja, numa mesquita, num templo, ou em seu próprio coração, porque nosso corpo humano é o templo do Deus vivo, é a igreja do Pai todo poderoso, e é ali que Ele deve ser adorado pelo espírito e em espírito.

 

          O objetivo da Neo-Vedanta não é formar uma nova seita ou crença, nem fazer prosélitos, senão explicar mediante a lógica e a razão as leis espirituais que governam a nossa vida; demonstrar que a verdadeira religião da alma não é antagônica com a filosofia nem com a ciência com as quais se harmoniza....

 

          ...O uso prático desta filosofia consiste no conhecimento de nossa verdadeira natureza. Nos ensina o que somos, porque viemos a este mundo, o propósito da vida, como cumprir este propósito e de que forma podemos viver como amos e não como escravos...  Por sua ajuda podemos nos liberar de tudo aquilo que nos prende; podemos atingir  a iluminação espiritual e alcançar a perfeição nesta vida. O entendimento destes ensinamentos nos ajuda a manifestar a divindade através de nossas ações diárias e amar o próximo como a nosso verdadeiro Ser, que é divino e único.” Swami Abhedananda

 

 

 

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